quinta-feira, 22 de abril de 2010

Colocando o grêmio para funcionar.










Galera,
O grêmio, desde o ano passado, tem tido grande dificuldade de interação com os estudantes. Entendemos e acreditamos que existe um sistema educacional, principalmente no DF, que dificulta a organização de grêmios realmente efetivos. Justamente por isso, os gremistas atuais, eleitos pela chapa elefante vermelho, vieram com mais força tentar fazer com que a voz de todo o corpo discente do ELEFANTE BRANCO seja ouvida.
Esse órgão representativo só funcionará de fato quando todos os turnos, todas as séries, todos os segmentos de alunos, DAs e etc, tiverem seus representantes dentro do grêmio. Só assim será possível alcançar toda a comunidade estudantil e ter acesso a todas as informações referentes à escola.
Próximos passos:
- Devido à falta de representantes de outros turnos, a não ser do matutino, estão sendo organizados comitês de extensão do grêmio à tarde e à noite.
- Realização de uma assembléia deliberativa para discussão dos próximos passos do grêmio estudantil, debatendo questões internas, exigindo nossa participação nos processos decisórios, discutindo questões referentes ao passe estudantil, ao cenário político atual e nossas entidades representativas.
- Projeto do sarau e varal de poesias da semana para vida, festival musical na semana para vida (inter-colegial), grupo de estudos inter-colegiais (idealização ainda em debate), realização de debates com entidades estudantis, e etc.
- Lançamento do processo de eleição do Grêmio Estudantil.

Sobre a assembléia deliberativa, entendemos que só será possível lançar todos os outros pontos reivindicatórios após a mesma. Isso significa que qualquer reivindicação só poderá ser exigida a partir do debate dos estudantes. O grêmio não pode, de maneira alguma, ficar à mercê da mera opinião de seus líderes.

"Um grêmio efetivo exige estudantes conscientes, alunos conscientes exigem um grêmio efetivo".


ALUNOS UNIDOS EM PROL DE SEUS DIREITOS E EM BUSCA DOS QUE DEVERIA TER.

Um comentário:

  1. concordo , o estatuto do gremio livre garante que os estudantes tenham livre direito a se organizar para a organização do gremio , mas o que vem acontevendo é que orgãos escolares que deveriam ajudar a sermos mais unidos tem de forma sigilosa nós empedido disso. então já que eles não tentam nós separar , juntos mostraremos que somos mais forte . ESCOLA É DOS ESTUDANTES . Juntos lembraremos isso.

    ResponderExcluir