sábado, 22 de maio de 2010

Elefante na luta pelo passe!








Na última quarta-feira, 19 de Maio, algo quase inédito ocorreu no Elefante Branco. Grande parte dos alunos da tarde e uma parte dos alunos da manhã saíram em manifestação até a burocrática fácil, para reivindicar uma luta antiga dos estudantes: o passe livre estudantil. O ato, que contava em quase sua totalidade com alunos elefantistas, abrangeu cerca de 300 componentes que gritavam palavras de ordem de forma incessante.
Também, na quinta-feira, no mesmo dia do último ato de pré-sal, um grupo de alunos do Elefante, juntamente com nossas entidades representativas, se dirigiram à câmara dos deputados aonde puderam colaborar para o debate sobre o passe. No debate estavam presentes os empresários responsáveis pelas empresas de ônibus aqui no DF, deputados distritais e representantes de diversos segmentos sociais ligados aos estudantes.



A VERDADE.

O passe livre, luta histórica dos estudantes em Brasília, é motivo de muita movimentação dos estudantes há algum tempo. Conseguimos, depois de muito empenho, aprovar um passe estudantil que ainda continha restrições (quem pegava mais de dois ônibus por dia, por exemplo, tinha que pagar do próprio bolso), não atendendo de forma satisfatória o direito, bem como o acesso, à educação de qualidade de todos os cidadãos. Entendemos que aprendizado não se restringe a cadeira desconfortável da escola. Precisamos de um passe ilimitado, que nos dê direito a pegar quantos ônibus forem necessários para chegar até a escola e que possibilite um maior acesso dos estudantes à cultura, esporte, lazer e etc.
Porém, não satisfeitos ainda com o passe “não tão livre” que foi concedido aos estudantes, dessa vez, as empresas que já ganham duas vezes diluindo o valor retirado dos passes na passagem e também como possivelmente sendo “donas” da “fácil”, querem restringir ainda mais o passe estudantil. Diante disso está para ser aprovada uma lei que põe o passe na mão de um grupo ainda menor de alunos (alunos pertencentes à famílias de renda de até 3 salários mínimos ). Nós, do elefante branco, dizemos não á essa farça, sob a premissa de que todos os estudantes devem ter acesso livre a educação de qualidade. Dizer não ao passe irrestrito é dizer não ao direito de todos terem livre acesso à formação cidadã.



PASSE LIVRE JÁ! ENQUANTO NÃO TIVERMOS, NÃO VAMOS DESCANSAR!



Nenhum comentário:

Postar um comentário