domingo, 2 de maio de 2010

Escolas tradicionais não funcionam mais .

O CMTN (Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte) está organizando um Projeto sobre o meio ambiente em que visa fortalecer, perante os alunos, conceitos e práticas relacionados à sustentabilidade e o meio ambiente, como a reciclagem, a preservação da água, novas fontes de energia, e etc.
Você que está lendo este texto deve estar se perguntando por que muitas escolas não trabalham de forma efetiva essas questões, como a da sustentabilidade, citada acima. Os estudantes, infelizmente, convivem com uma realidade em que têm que ficar 5 horas sentados em carteiras nada confortáveis, totalmente e ironicamente alheios à escola, não participando de forma efetiva dos debates – que deveriam acontecer – sem direito a voz e o exercício de suas respectivas opiniões, sem direito a melhores chances de se tornar cidadãos críticos de verdade.
Voltando ao projeto do CMTN, percebemos que o estudante é convidado a participar da construção de uma nova realidade em que eles mesmos plantam árvores nos jardins da escola, pensando em novas maneiras de se aproveitar, de uma forma sustentável, os recursos do reduto escolar, como a água e a luz. Tais projetos, em que todos participam de forma ativa, possibilitam que se crie um ambiente melhor, em que o aluno vai ter mais vontade de ir à escola e de ali ficar, estabelecendo uma maior interatividade entre os seus colegas, professores, serventes e diretores, quebrando com a rotina tediosa.
Portanto, a ideia de que a escola é um ambiente chato está intimamente ligada ao tradicionalismo que estamos imersos. Uma escola que realmente tem seus estudantes “pertencentes a ela” é muito mais convidativa e interessante do que o tipo de sistema educacional que nos enforca num ambiente extremante defasado do ponto de vista de formação cidadã. Deveríamos mudar a idéia de que o colégio serve apenas para incluir o indivíduo no mercado de trabalho. A escola, além de suas atribuições mercadológicas, é um instrumento formador de futuros cidadãos conscientes de seu papel social. Mas, se por acaso, ainda permanecer a dúvida entre as escolas que são mais interativas com relação à comunidade escolar e as que ainda se mantêm com o pé no século passado, procure pesquisar sobre as mesmas, e verá o impacto que elas exercem.
( Redigido por Vitor Hugo Morais).


2 comentários:

  1. Ótimo texto Victor ! As escolas precisam, além de esbalecer uma gestão democrática, de inovar na forma de ensinar e criar projetos interessantes que proporcionam um espaço mais interativo. ÓTIMA IDEIA do CMTN !

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  2. Com certeza,pois só dessa forma, nós alunos teremos uma participação mais efetiva no ambiente escolar,aproveitando muito mais o nosso tempo com atividades diversas.

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