sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério."

Na semana passada alunos Setor Oeste e do Elefante Branco tiveram seus atos pronunciados por repórteres de algumas emissoras de TV, aonde foi noticiado que dois grupos, de possíveis “gangues” das duas escolas, participaram de uma briga na parada da 706 sul.
Notamos que nossa escola foi colocada, perante a verdade, de uma forma totalmente deturpada, aonde se tem a impressão de que aqui seria um espaço somente de alunos “arruaceiros” e “marginalizados.”
Sabemos muito bem que as coisas não funcionam dessa forma. O elefante é uma escola diversa, que contém muitos alunos comprometidos com o bem social, alunos poetas, ativistas, músicos, cientistas... que mostram que nossa escola é muito mais do que a visão limitada da mídia pode ver. Notamos ainda, o despreparo de nossos diretores diante da questão da violência. Precisamos interpretar e entender o real motivo que levou alguns de nossos colegas a cometerem esses atos.
O indivíduo é fruto do contexto que vive. Então nós devemos, estudantes pensantes e conscientes de nossos deveres, fazer algumas perguntas: Por que alguns jovens recorrem ás drogas e a violência? Qual será o motivo e a razão que levaram alunos do CEMSO e do ELEFANTE BRANCO a se violentarem?
Entendemos que existem ambientes que contém essa cultura da violência aliada a falta de perspectiva de futuro que nossa sociedade capitalista e injusta impõe. E justamente por isso, devemos educar de verdade, investir na cultura, na opinião juvenil, na democracia... e mais: investir na formação cidadã de fato. Precisamos colocar a boca no trombone, dizer os problemas que nos aflinge, e criar soluções para resolve-los. Precisamos mostrar para sociedade qual é o verdadeiro sentido da paz, da educação,. Punição não ensina ninguém.
Cabe a nós nos unir para transformar. Mas não para punir ou para julgar. Mas sim entender para mudar.Atenciosamente,

Elefante unido por uma sociedade mais justa!







2 comentários:

  1. muito se fala sobre os jovens que os jovens são bagunceiros , que eles só querem se divertir que ñ pensam na vida , pós eu achou o contrario , o tempo em que convivi com estes "bagunceiros" e "alienados". EU vi pessoas que ñ só querem , como podem mudar o mundo , eu vejo no elefante q a junventude está cada vez mais concientizada e politizada é isso assusta os "anticuados" q hoje estão no poder . sem falar q a mídia está só preocupada em mostrar a viloncia , ñ o motivo dela ser causada , está preocupada em mostrar os problemas q as manisfestações causam as ñ o por quer delas acontecerem , mostra a população sem hospitais , segurança é moradia mas ñ o por que "verdade" está acontecendo então a pergunta é : a midia está preocupada com a informação "verdadeira" ou com o q da audiencia

    ResponderExcluir
  2. É de se esperar dos meios de comunicação de massa...Enquanto garotos de Classe Média e Alta marcam para se esfolarem no Parque da cidade ou em outro lugar,eles são vistos como supostos"GUERREIROS ABENÇOADOS PELOS DEUSES",enquanto se a mídia ouve falar sobre supostas brigas de alunos de Classe pobre,são apenas vistos e tachados de "SELVAGENS"...
    E por isso cabe a cada um de nós,mesmo contra esse tipo de resoluções de problemas,boicotar esses manipuladores de opniões,porque aos olhos da mídia na maioria das vezes,o ALUNO PROLETARIADO apenas serve de chacota para os mais afortunados...

    ResponderExcluir