quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Gestão Democrática no CEMEB realmente pode ocorrer!?


   No dia  6 de Abril de 2011 ocorreu uma reunião do CEMEB com duas finalidades:para discutir sobre Gestão Democrática na Escola e depois sobre o Caso de Remoção do professor Klinger Ericeira.Nessa reunião estavam presentes grande parte dos professores do turno matutino,coordenadores,diretora,vice-diretor,assessor da diretora da DRE,alunos ,ex alunos integrantes do grêmio e ex integrantes  que apoiam  a volta do professor Ericeira.
   No começo da reunião os ânimos estavam calmos,pois os assuntos não tinham sido discutidos profundamente,mas logo depois disso ter ocorrido os presentes perceberam o quanto foi difícil discutir e debater sobre o assunto da volta do professor Ericeira,não houve respeito na hora  da fala de cada um,mas o pior de tudo isso foi ver que de 2009 para 2011 não mudou nada,os alunos,coordenadores e professores que são contra e batem de frente com o que acontece de errado e com as negligências feitas por parte da Gestão do Elefante Branco são perseguidos e tratados de modo rude e discriminante. Os alunos se sentiram constrangidos e humilhados por certos professores em meio a discussão,os mesmos dizendo que nós não temos consciência para lidar ou debater certos assuntos,o que sempre o ocorre quando os mesmo lutam contra as injustiças  dentro da escola. A respeito do Professor Ericeira, a maioria dos professores coordenadores alunos e ex-alunos,ovacionaram o mesmo,lembrando  e citando às várias lutas que o professor enfrentou em prol da educação de qualidade do elefante branco,ensinando sobre a importância da organização estudantil para defender os direitos dos alunos,defendendo o  grêmio de todas as formas.   É importante dizer que também não estamos querendo colocar a “Cabeça do Professor Substituto a prêmio" como o mesmo disse,sabemos que se o professor Ericeira voltar ele terá que ser remanejado,mas o intuito principal é lutar contra a remoção injusta que aconteceu com o professor no Elefante Branco.Pode-se notar também a emoção e revolta por partes de ambos integrantes da Comunidade Escolar,que se dedicam realmente à vários anos,algumas à mais de uma Década para melhorar e acrescentar algo bom para o Elefante Branco,percebendo o descaso  com a escola e a decadência do nosso Ensino. 
  Após o termino da reunião,os alunos puderam perceber o que acontece sempre no Elefante Branco,negligência por parte da direção na resolução dos problemas da escola a mesma e também a falta de importância da direção em tornar o sistema de educação em algo transparente com uma Gestão democrática de fato.Os alunos,coordenadores,professores do Elefante Branco esperam que o assessor André da diretora da DRE,possa comunicar a situação lastimável da educação dentro do Elefante Branco para  a Regional de Ensino,e que a Justiça seja feita à favor do professor Ericeira,e que os próximos anos e gestões sejam diferentes naquela escola,e que os alunos sejam tratados de forma igual à todos os pertencentes  da comunidade escolar,e que o Elefante Branco tenha outros 50 anos de Luta organização e mobilização estudantil sempre visando a melhoria da educação de nossa escola.
               
 

4 comentários:

  1. Gostaria de agradecer aos "elementos" E "ex-elementos"do Grêmio pelo apoio de ontem. Na pior das hipóteses, esse estranho "evento" serviu para desmascarar nossos atuais gestores e esclarecer aos alunos e aos professores acerca das responsabilidades de cada um neste episódio funesto.
    Abraços,
    prof. Klinger ERICEIRA

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  2. Nós que agradecemos professor,isso é verdade professor e que a DRE fique ciente da atual situação,e que todos da comunidade escolar ajudem a tirar o elefante dessa triste situação.
    Abraço.

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  3. Gostaria de parabenizar os alunos do Elefante Branco, em especial Wesley de França o qual criou esse texto que expressa com intensidade a revolta dos alunos por conta de tal gestão incoerente.

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  4. Nós que agradecemos professor. Se hoje os estudantes podem clamar por democracia, foi porque um professor, um dia, na aula de sociologia, disse que podíamos entender o mundo de uma outra maneira, além daquela colocada todos os dias, de forma imperativa, pelos meios de comunicação e pelo sistema educacional tradicional.

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