terça-feira, 28 de julho de 2009

Além do Elefante

Dizem que os estudantes foram uma peça fundamental na luta contra a ditadura militar, contra o Collor de Mello, contra a privatização de algumas de nossas empresas públicas e... O que mais? Será que o movimento estudantil se restringe somente a fatos tão profundos quanto a nossa própria história?

Dos dia 15 a 19 de julho do presente ano, a UNE (União Nacional dos Estudantes) e demais agremiações provaram que não. Ao menos em tese, a pauta do 51° Congresso da UNE foi bem ampla e pragmática: Assistência estudantil como o ProUni e o FIES, o uso dos recursos do Pré-Sal, reforma universitária, Passe-livre, meio-ambiente, cultura, movimentos sociais, entre outros. Assim também, pela primeira vez contaram com a participação de um presidente da república, o então Luís Inácio Lula da Silva. Pomposidade à parte, isso demonstra que ou estamos cada vez mais próximos da tão falada democracia, ou eles têm um excelente assessor político.

O que dá alegria mesmo de contar é que em quase 8 anos de ProUni, cada vez mais pobres, pretos, pardos, estudantes de escolas públicas podem sonhar com o diploma do curso superior, e mesmo não sendo gritando nas ruas ou levantando bandeiras de protesto, eles podem sim, construir um país melhor. Nas universidades, nos DCE's, nas uniões da vida, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário