sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dos contos infantis para a vida real


O lobo mal sempre foi um personagem esteriotipado com uma astúcia e esperteza que lhe caia bem em algumas situações. Ele se mostrava bom e amigo, quando planejava na verdade abocanhar a caça na primeira oportunidade que tivesse. No último dia 20/07, o partido Democratas entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a matrícula dos aprovados no vestibular da Universidade de Brasília, que destina 20% das vagas para as cotas raciais. O partido afirma que a UnB “ressuscitou os ideais nazistas” e que as cotas “agravam o problema da desigualdade”.

Na ação, o DEM sustenta que as cotas não são uma solução para as desigualdades no país: “Cotas para negros não resolvem o problema. E ainda podem ter o condão de agravar o problema, na medida em que promovem a ofensa arbitrária ao princípio da igualdade.” O partido vai mais longe, a ponto de associar a política da UnB a Adolf Hitler. “O edital simplesmente ressuscitou ideais nazistas, hitlerianas, de que é possível decidir, objetivamente, à que raça a pessoa pertence. Dizer que isso não é praticar racismo é, no mínimo, uma ofensa à inteligência humana.” (E ainda nos chama de burros?)

De acordo com a Ação, a política de que “todo modelo de Estado social tem por pressuposto a integração de todas as minorias por meio de ações afirmativas” não poderia se resumir aos negros. Para isso, o DEM diz que deveriam ser implementadas políticas para os “carecas, baixos e obesos” – para então completar que essa lógica é uma “ofensa à razoabilidade”. Por isso, o partido sugere que a única maneira de implementar cotas raciais é por meio da análise do DNA, a fim de se identificar quem é 100% branco (Nota: Que tal analisar as contas bancárias para identificar quem é 100% honesto nesse partido?).

Para o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, a ação do DEM é descabida. “É muito pouco provável que possa prosperar uma ação contra uma medida que tem amparo constitucional. Em última análise, as políticas de cotas são ligadas aos valores que foram construídos na pauta dos direitos humanos. Uma medida como essa (do DEM), pelo contrário, é que transmite os ideais nazistas de segregação. Lutar contra isso (as cotas) é o ir contra o principio de igualdade das pessoas e isso é segregação”, disse o reitor da UnB.

É tão absurdo que penso ler um conto, uma mentira, algo fora da minha compreensão. Como um partido desses se diz democrático? Depois o lobo mal vai à TV afirmar que é "democrático" pressupondo um olhar para o povo, afinal em primeiro vem o "demo" (povo), depois vem o governo. Se eles não são capazes de entender essa simples analogia, quanto mais governar, de fato, para o povo. É óbvio que o lobo está jogando suas cartas às escondidas, só espero que o final seja semelhante aos velhos contos infantis também...

Fonte informativa: Conjur

2 comentários:

  1. "carecas, baixos e obesos" = típicos políticos? :X

    Eu não sou totalmente a favor do sistema de cotas, verdade seja dita, mas nesse caso aqui estou do lado do reitor. Como assim associaram as cotas ao nazismo? Por que não vão conversar com algumas das pessoas que passaram por cotas para saber se elas se sentem tão discriminadas assim?

    Certas coisas que acontecem são tão sem lógica...

    ResponderExcluir
  2. Bem, ao meu ver, o discurso dos democratas está totalmente incoerente. Não se pode comparar a realidade dos negros aos dos gordinhos ou os carecas, nota-se facilmente uma pontinha de preconceito nessa comparação..E além do mais, se deixarmos a ignorÂncia de lado e formos olhar para a história do Brasil, teremos a ciência de que quando foi assinada a lei que proibia a escravidão, muitos deles ficaram desanparados e sem trabalho, uma realidade que se alastra até os dias atuais. Através da análise de dados, por exemplo, notaremos que a maioria das pessoas que se formam hoje e tem um padrão de vida relativamente bom são brancas.É claro que há uma desigualdade em relação aos negros, e eles, que durante tanto tempo carregaram os ricos coronéis nas costas e até hoje sustentam a elite brasileira, merecem que aqueles que desfrutaram do seu trabalho mal pago pague sua enorme dívida. Sou a favor das cotas, e tenho total repugnância a estes discussos dos democratas, porque estes sim, são racistas e aliados ao ideal nazista.

    Certas coisas que acontecem são tão sem lógica [2]

    ResponderExcluir