quinta-feira, 2 de julho de 2009

O capitalismo contemporâneo e suas crises - um decálogo

A financeirização capitalista promove furiosa valorização e desvalorização de capital e trabalho; especulação e desemprego são suas aberrações ontológicas
por A. Sérgio Barroso

1. Os impasses e as perspectivas do capitalismo contemporâneo têm como epicentro a emergência da crise dos anos 70 do século recém-findo. Evoluíram como expressões concretas da globalização neoliberal – regressão profunda frente ao atípico período dos “anos dourados” –, cuja engrenagem absolutiza tendencialmente a dominância financeira. Entrementes, a “financeirização” da riqueza capitalista é uma categoria lógico-histórica concreta. Diz respeito às condições específicas de configuração da dinâmica sistêmica recente do capital; e da apreensão da materialidade dialética desse novo. Trata-se de um padrão de fabricação de riqueza afiançado pela plutocracia dos Estados do capitalismo central, que se generaliza. Onde se entroniza a ilusão de um regresso à utopia do capitalismo liberal, na era da ditadura do “supermonopólio” das finanças, que se move a perseguir fusões e aquisições para centralizar massas gigantescas de capital. Fenômenos amplificados com a desestruturação geopolítica (e ideológica) da configuração sistêmica mundial bipolar, a partir de 1989-91 – o colapso dos países socialistas do Leste europeu e da URSS (o “socialismo real”). (BARROSO, 2003).

2. Resguardado o brilho fundacional e prospectivo de O imperialismo, fase superior do capitalismo (1916), seria reducionismo teórico enquadrar a “financeirização” (conceitualmente) mimetizando observações insuperáveis de Lênin (ou as de J. Hobson, e de R. Hilferding) sobre o capital financeiro e a formação da “oligarquia financeira”. Hoje há um padrão determinado de gestão institucional da riqueza financeirizada, bem distinto da dinâmica do imperialismo do início do século XX. Agora, a canalização do enorme paroxismo do capital financeiro forja e reproduz constantemente novos circuitos da valorização do valor, originariamente produzidos no “chão da fábrica”. Do ponto de vista categorial, entretanto, não nos convence asseverar estarmos diante de uma “configuração particular do imperialismo” como argumenta CHESNAIS (1998), porque daí se deduz que, sendo irredutível, a “globalização financeira” seria irreversível. E, não obstante a clássica análise de Marx acerca do capital financeiro como portador de juros e a valorização via D-D’, em sua gênese, os novos fenômenos advindos com a “financeirização” obedeceram a um “programa” imposto pela conduta imperial norte-americana, compreendendo o fim do padrão ouro-dólar (1971), a flutuação das taxas de câmbio (1973) e a elevação dramática das taxas de juros pelos EUA (1979 e 1981). Nesse sentido há sim políticas correspondentes a uma doutrina baseada na ideologia do liberalismo: nuclearmente a liberalização e a desregulamentação financeiras.

3. Esse padrão sistêmico de riqueza expande-se a partir dos EUA (FARHI e CINTRA, 2003), sendo dele constitutivos: a) a mudança de natureza do sistema monetário-financeiro com declínio da moeda e dos depósitos bancários enquanto bases de financiamento, e sua substituição por ativos que geram juros; b) a securitização (modalidade financeira flexível de negociação de títulos), interconectando os mercados creditício e de capitais; c) a tendência de formação dos conglomerados de serviços financeiros; d) a intensificação e a amplificação da concorrência financeira; e) a ampliação das funções financeiras nas corporações produtivas; f) mais transnacionalização de bancos e empresas; g) a variabilidade interdependente das taxas de juros; h) o déficit público financeiro tornado endógeno; i) o Banco Central orientado para o mercado; j) a permanência do dólar como moeda estratégica mundial (BRAGA, 1997; 2000). Os mercados financeiros passaram a ter como protagonistas relevantes os grandes bancos, os fundos mútuos, os fundos de pensão e a tesouraria de empresas, ampliando sua riqueza financeira em seu portfólio (carteira de títulos).

Atenção: Este é apenas um fragmento do texto. Para ler o documento inteiro, acesse:
http://www.vermelho.org.br/museu/principios/anteriores.asp?edicao=79&cod_not=596

Nenhum comentário:

Postar um comentário