sábado, 14 de agosto de 2010

"Quem vem com tudo não cansa."



Finalmente, nosso querido Elefante sai da inércia a que estava submetido. Estamos conseguindo, aos poucos, resgatar sua postura combativa. Estamos reconquistando também a prática cultural que sempre foi caracterísca da nossa escola e, agora, contamos com projetos culturais - como o intervalo cultural e o festival musical, que está previsto para novembro. Contamos com uma gincana interativa, visando a realização do "arraiá do CEMEB". Importante também ê a arrecadação de livros (já temos cerca de 1.000) destinada a constituir a biblioteca do Grêmio Honestino Guimarães. Além disso, nosso espaço, hoje, passou a ser palco de significativos debates sobre o movimento estudantil. A título de exemplos, entramos na luta pela conquista do passe-livre e participamos, efetivamente, da defesa da aplicação de recursos do fundo social do pré-sal na educação. Estamos na luta contra a nova "norma de conduta", que pisa no direito de participação estudantil e na individualidade dos elefantistas, querendo nos impor uma ideologia mercadológica, mediante textos que mais se assemelham a manuais de como ser um "bom funcionário" e que nada tem que ver com a escola que realmente queremos.
Precisamos, porém, avançar mais. É preciso melhorar a comunicação entre o grêmio e os estudantes, com uma postura cada vez mais combativa em relação a nossas reivindicações. Para tando, temos que fazer com que os projetos culturais, ambientais, enfim, todos os nossos ideais avancem.
Portanto, deixamos claro aqui o nosso compromisso com a história do Elefante, levando em conta a dimensão que a nossa luta assumiu, mobilizando, democratizando e contribuindo para a transformação da nossa realidade.


SIGA O O GRÊMIO NO TWITTER: @gremiohonestino
e-mail: gremiohonestino@hotmail.com



Atividades culturais no dia 11/08. Aconteceram apresentações de grupos de Rep(Kaus Total, Nação Favela, Cirurgia Moral, Latro e do Repper Ives.) e samba, com a realização de trotes. Fotos:





9 comentários:

  1. Galera o que eu tenho pra dizer é o seguinte o grêmio está vindo pra transformar a escola em uma escola que realmente desperte o prazer do aluno em estudar(chega de ir pra escola só pra falar com brother's com as meninas) ,nós vamos ressuscitar o Elefante fazendo de tudo pra que essa escola seja realmente 'a escola'

    ResponderExcluir
  2. O grêmio não age sozinho,ele precisa da ajuda e do apoio dos alunos, professores e direção.Juntos conseguiremos uma escola melhor, com ensino de qualidade.Vamos participar das reuniões... toda sexta temos o ESCOMG (encontro semanal com a galera)no intervalo do vespertino... apareçam!!!

    ResponderExcluir
  3. O mais importante é o apoio dos estudantes elefantistas.Se estivermos unidos, nenhum outro seguimento da escola poderá impedir a transformação dentro do Elefante. O ESCOMG é uma ótima ideia Elisa, vamos estender ele para o turno matutino também ...

    ResponderExcluir
  4. Ah com toda certeza,nós temos um Grêmio realmente atuante,não só na teoria,sabe, pra dizer q há um Grêmio no Elefante Branco.E a turma inteira q compõe esse Corpo,está de parabéns!
    E toda essa luta do Grêmio estudantil é a PROVA mais concreta posta aos olhos de todos aqueles q não acreditaram ou simplismente criticaram a capacidade do pessoal.

    ResponderExcluir
  5. ouvi dizer que antes da ditadura militar ,existiam 4 poderes e não 3, sendo eles legislativo , judiciário , executivo e estudantil.. Hoje vejo uma possibilidade de restabelecer nosso poder

    ResponderExcluir
  6. Galera,estou com extrema felicidade,o que parecia uma utopia,diante de uma direção repressora do ano passado,conseguimos com muita luta e energia,tornar o Grêmio Honestino Guimarães atuante!
    Semana passado a profª Lila nos elogiou,falando que em onze anos de atuação no elefante,nunca tinha visto Um grêmio tão atuante,diante dos alunos e direção.Ainda há muito o que melhorar,mas digo que estamos no caminho certo,criando projetos de entretendimento com atividades extra curriculares,politizando,mobilizando para protestos a favor da juventude e atutando lado a lado com toda a comunidade escolar. Vamos continuar com essa energia,com o intuito de conseguir a vitória de tornar novamente o elefante,um exemplo de colégio diante do caos da educação da capital federal.

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo Wesley ! Estamos lutando desde quando chegamos no Elefante. Enfrentamos diversas dificuldades para levantar o ME numa escola que infelizmente também está inserida no contexto caótico da educação pública do Distrito Federal. Enfretamos desde perseguições até a dificuldade para colocar o grêmio para funcionar, criando um sistema eficaz de comunicação e debates, a fim de politizar cada vez mais os estudantes elefantistas. Estamos conseguindo tornar nossa realidade mais pulsante, menos enfadonha, mais cultural, mais ativa. Estamos caminhando a passos largos para conquista do Elefante que almejávamos: um grande protagonista no Movimento Estudantil.

    ResponderExcluir
  8. Paty, só tenho a parabenizar vcs, por devolver e impor a verdadeira face do estudande, aquele que luta por seus direitos e ideais... continuando assim, além de ter grandes resultados do que vcs semeiam hj, serão espelho para as novas gerações estudantis, pois é algo lógico, pois sabemos q quem luta sem se cansar terá todo o suceesso e resultados que merece.. e que fique marcado na história desse colégio tudo o que vocês fazem, sucesso e luta sempre, para vcs..

    ResponderExcluir
  9. REALMENTE LUTAMOS MUITO É CONTINUAMOS LUTANDO PARA TRANSAFORMAR O ELEFANTE NA ESCOLA MODELO QUE ELE FOI A MUITOS ANOS ATRÁS . HJ EU DIGO COM ORGULHO QUE SOU ALUNO DO ELEFANTE BRANCO QUE AJUDEI A MUDAR O CÓLEGIO AONDE EU ESTUDEI . NESTE É O EU ULTIMO ANO DE ESTUDOS NO ELEFANTE MAS SAIU FELIZ POR SABER QUE MINHA PASSAGEM NO ELEFANTE Ñ FOI POR NADA !!

    P.S OBRIGADO Á TODOS VCS POR EM DEIXAREM PARTICIPA DESSA TRANSFORMAÇÃO !!! OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir