domingo, 1 de agosto de 2010

Diga não á pedagogia da palmatória













A direção do Grêmio Estudantil Honestino Guimarães, do CEMEB, vem externar junto à nossa comunidade escolar e à sociedade, sua manifestação contrária à proposta da equipe de apoio á direção da escola, que visa à implantação de medidas denominadas “normas de conduta”, sob a alegação de que tais medidas teriam a capacidade de melhorar a qualidade do ensino.
A proposta apresentada, além de inaceitável, é preocupante, na medida em que revela alto grau de ignorância dos propositores em relação ao que realmente é necessário fazer para promovermos a melhoria do ensino, além do completo desconhecimento das normas pertinentes ao assunto.
Dentre os absurdos constantes no texto da proposta, está a atribuição de falta injustificada ao estudante que for retirado de sala, por decisão do professor. Outra medida é a determinação para que o aluno retirado de sala de aula produza uma redação de cinqüenta linhas, com a aplicação “rigorosa” das técnicas redacionais. Além disso, a proposta autoriza o professor a considerar como dada a matéria de uma aula, caso esse professor assim o decida.
Ao que parece, essa proposta, produzida sem a nossa participação, é originária do improviso. Talvez por isso, ela traz em si um sentimento punitivo injustificável. Ignorou-se no texto o Regimento das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Nesse regimento estão previstos os nossos direitos - diariamente desrespeitados - os nossos deveres, o que nos é vedado e as penalidades a que estamos sujeitos.
Ora, se a administração não tem conhecimento desses procedimentos necessários à garantia da qualidade do ensino ou se os interpreta erroneamente, se a orientação educacional agem completamente fora das suas atribuições regimentais, se as aulas não têm a capacidade de nos despertar o interesse, não são penalidades inventadas de uma ora para outra que vai dar jeito nisso.
Nossa proposta é no sentido de que, as medidas necessárias à melhoria do ensino sejam discutidas de maneira aberta, com a participação de toda a comunidade escolar. Assim como os professores e nossos pais, nós também temos o direito de ser ouvidos. E não estamos dizendo isso da boca pra fora, senão vejamos o que diz a respeito o regimento escolar, que a todas as escolas do DF se impõe:
Art. 40 Aos alunos são assegurados os seguintes direitos:
II – participar do processo de elaboração, execução e avaliação da Proposta Pedagógica;
VII – emitir opiniões e apresentar sugestões em relação à dinâmica escolar.
XIV – organizar e participar de entidades estudantis.
Além do mais, tem gente que, respeitadas as exceções, parece ter se formado nos tempos da ditadura militar e não se atualizou. Deixou seu conhecimento adormecido. Acorda! Hoje não há mais lugar para práticas antidemocráticas assim. Ninguém nesse país pode mais ser punido sem direito de se defender. Isso também está previsto no regimento escolar:
Art. 45 No caso de aplicação de sanções ao aluno, é garantido amplo direito de defesa, com a presença dos pais ou dos responsáveis, quando menor de idade.
A proposta não chegou a nós como proposta. Chegou como um documento pronto para ser aplicado.Não chamaram o grêmio para participar da elaboração da tal “norma de conduta”. E é evidente que há uma grande diferença entre regras produzidas unilateralmente e regras produzidas a partir do debate envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Quando as normas são produzidas unilateralmente, elas têm pouca legitimidade e pouca capacidade de ser implantada. Quando são elaboradas e aprovadas coletivamente, elas são mais legitimas. É por isso que a legislação educacional ao invés de ignorar o grêmio estudantil e outras instâncias da nossa escola, incentiva-o. Veja o que diz o regimento sobre isso:
Art. 28 São atribuições do Orientador Educacional:
XI - Apoiar e subsidiar os segmentos escolares como: Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associações de Pais e Mestres.
Por tudo isso, nós não podemos aceitar passivamente a imposição dessas regras. A elaboração de uma redação não pode servir de escudo para a incapacidade de alguns de despertar a atenção e o interesse dos estudantes em sala de aula. Assim, no mínimo, muitos estudantes, ao invés de se sentirem incentivados a escrever, vão se sentir desmotivados, pois a "proposta disciplinar" trata a redação como algo ruim, pois quer usá-la como penalidade e isso é inadmissível. O mesmo se diga do uso da falta.
Existe outro desrespeito gritante à individualidade dos estudantes na proposta. Não achamos que devemos viver num ambiente sem regras. Muito pelo contrário! É imprescindível a existência delas para que as coisas funcionem bem. Agora, achamos também que tais regras, inclusive em respeito às normas superiores, têm que partir de um debate democrático, com a participação de todos, até para que depois seu efeito seja maior. Em não sendo assim, a opinião de cada estudante é simplesmente desconsiderada, isto é, desrespeitada.
É importante sabermos que ninguém normatiza conduta de ninguém. O ser humano age de acordo com seus princípios, externando toda a sua cultura, que é construída e reconstruída durante a sua vida. Se quiser mudar atitudes, é preciso mudar princípios, e para isso, existe uma única ferramenta: a educação de boa qualidade.
Por fim, se a escola não está produzindo bons resultados, a culpa disso não pode ser atribuída aos estudantes, que estão aqui em processo de formação. O que há que se questionar nesse caso é a qualidade da gestão, que é composta por profissionais já formados.

5 comentários:

  1. É cada vez mais comum professores que ñ tem moral o suficiente para com os alunos atribírem a baixa qualidade do ensino a estes. Sem dúvida esta é mais uma questão a ser dicutida, mas pelo que vêmos a opinião dos estudantes não é um dos principais interesses da coordenação escolar.

    cada vez mais a baixa qualidade do ensino é dada como culpa dos alunos .....
    Me desculpe, mas se os professores e coordenadores não estão cumprindo seu papel na formação dos dicentes nós mais uma vez ñ podemos "pagar o pato":/

    "tem direito quem direito anda" : podemos perceber que a direção do elefante branco vai querer implantar esse sistema rsrs, e fala sério 50 linhas?????
    Acho que nem a redação do PAS tem esse tanto de linhas.......

    by: Ingreth

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  2. A Questão é que a gestão do colegio anda tão preocupada com o andamento do colégio , que ela faz de tudo para que se tenha uma boa nota no boletim (Como se um pedoço de papel com algum escrito podesse dizer se o aluno está aprendendo o não) que está disposta a tudo , principalmente no nosso colégio como um amigo meu disse estamos em um colégio que valoriza a cópia não o aprendizado . Sem falar que essa "medida de conduta" não faz com que o aluno respeite a sala de aula mas tenha medo de não respeitar . O Dever da escola é preparar o aluno para a sociedade tanto em forma de um trabalhador com também de um cidadão consientizado está "norminha" não ensina o aluno a respeitar a aula mas que ele tenha medo de desreipeitar , ele não vem que se o aluno não presta atenção na aula é por que ele acha que essa aula não tem nada para ele presta atenção nada que o estimule que o fais pensar em nada a não ser "a morte da bezerra" o como falam algumas pessoas . Respeito se conquiata não se obriga .
    DEVEMOS CONTINUAR A QUESTIONAR O QUE ESTÁ ERRADO EM NOSSA SOCIEDADE UMA SOCIEDADE DE VERDADE SÓ É FEITA APARTIR DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS . UNIDOS SOMOS MAIS FORTES !!!!!!!!!!

    P.S DESCUPEM PELOS ERROS DE ORTOGRAFIA É QUE EU ESTOU COM PRESA, MAS EU VOU CORIGIR DEPOIS. ESPERO QUE TENHA ENTENDIDO A MENSAGEM .

    P.S2 PATY DEPOIS ME ENSINA A COLOCAR ESSE PLANO DE FUNDO CABOLOSO NO BLOG !!!

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  3. Achei uma tremenda palhaçada a escola ter distribuído gratuitamente o documento para o turno vespertino, sendo que o aluno do turno matutino só poderá ter acesso ao documento se o mesmo comprá-lo.
    E sobre as sanções, não sei se choro ou se caio no chão de tanto gargalhar!Elas são ridículas por si só!Onde já se viu uma escola querer aumentar seu rendimento se a mesma dá o direito ao professor de considerar aulas improdutivas como dadas e ficar por isso mesmo?Nossa escola tem potencial para melhorar o rendimento do aluno sem usar de coisas como essa Norma de Conduta. O que falta é uma parceria entre o estudante e a direção para que juntos criem soluções efetivas para acabar com essas irregularidades de vez .

    Acesse: http://deathecator.blogspot.com

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  4. Muito bom o comentário ! Nossa escola tem tudo pra melhorar o ensino, e se destacar no destrito federal em termos de aprendizagem, em todos os sentidos. O pior, é que as próprias pessoas que conduzem nossa escola, são dotadas de capacidade reduzida de ter uma visão mais analítica do que realmente a escola precisa. Cara, é simples, não precisa de muito segredo e nem de muito norma "sem pé e cabeça", o único caminho de ter um ensino que realmente eduque é democratizando a escola e criando um espaço cada vez mais interativo, dinâmico.

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  5. Aquele cartão é nogento, nada higiênico, fora que na norma de condula diz que se a turma por completo estiver indisciplinada, ela perderá aula fazendo relatório, e se não terminar na sala de aula nem casa, passará a proxima aula desse professor fazendo-o. Então quer dizer que serão perdidas duas aulas. De que forma eles pretendem educar os alunos e melhorar o ensino se nem aula pode-se mais assistir?
    Penso que cada professor tem que ter autoridade sob sua turma, e não a mesma ser imposta pela direção.

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