domingo, 21 de março de 2010

Manifesto no CMTN, com apóio do Grêmio Honestino Guimarães.

CMTN, 21 de Março de 2010.
Manifesto Estudantil.
O grêmio estudantil tem por objetivo REPRESENTAR o corpo discente (estudantes) dentro da escola. Isso significa que qualquer questão que venha a surgir através do DEBATE DE TODOS deve ser levada à direção ou a qualquer outra instância administrativa, fazendo com que a voz de toda a coletividade seja ouvida. O grêmio tem muitas possibilidades de atuação como, por exemplo, as atividades culturais. E mais, existe algo que transcende tudo isso: esse órgão representativo, quando EXISTE DE FATO, contribui para a transformação de todo o contexto social e promove o fortalecimento da cidadania.
Diante de todo esse blá blá blá que deveria ser feito, temos um grêmio que, diante de todas as alternativas existentes, a única que certamente não escolheu foi a de FAZER O QUE UM GRÊMIO REALMENTE DEVE FAZER. Caro aluno, quando você sentiu que algum direito seu estava sendo lesado, ou então quando percebeu que a direção tomava alguma postura incoerente e sem a participação dos alunos, AONDE É QUE ESTAVA O GRÊMIO? E durante as manifestações contra a corrupção, que teve presença marcante de estudantes secundaristas, AONDE É QUE ESTAVA O GRÊMIO? E quando você quis participar mais ativamente das reuniões, por exemplo, AONDE É QUE ESTAVA O GRÊMIO? COLOCANDO SEU NOME NUMA LISTA PRA DECIDIR SE VOCÊ PODIA PARTICIPAR? Talvez estivesse com medo de que Eurídes Brito, a maior inimiga da educação do DF e participante do inescrupuloso esquema de corrupção, o pagasse um sermão. Ou então, ocupados elaborando mais uma TREITA da política “PÃO E CIRCO” para fazer com que você, caro aluno, permanecesse CALADO.
Portanto, perante toda essa realidade, conseguimos perceber as falhas dessa gestão, e criticamos as recentes manobras incoerentes de nosso “não-grêmio” estudantil, indicando que só representam o interesse de uma pequena cúpula, o que se contradiz com a COLETIVIDADE DE FATO. Temos o ímpeto e o dever de transformar toda a nossa realidade. Além de tudo, temos o poder. Temos poder de decisão, maior do que qualquer outro segmento de nossa escola. Basta que nos conscientizemos e lutemos por uma representação verdadeiramente efetiva.

Atenciosamente,


Alunos unidos em prol de seus direitos.


5 comentários:

  1. O grêmio H.N não vai ficar parado!;cada dia Levando mais e mais informações a alunos, lutando pelos nossos direitos(Que já são poucos). Sabemos Que a luta é dura,mais dura ainda quando um aluno Diz Que "o Grêmio só serve para fazer jornalzinho" e esqueçe as lutas anteriores... Mas eu nem ligo sei que esse aluno é mais uma vítima desse SIstema, que só quer espalhar a "alienação e a Desinformação" para favorecer uma classe Que oprime e maltrata. Estaremos juntos combatendo De Frente o Sistema!

    ResponderExcluir
  2. o grande tema que o mito da caverna de Platão tenta falar e sobre a alienação como ela nós prede a ferros , nós deixa apenas capazes de ver sombras e não a realidade. mas o mito que é a mais pura verdade diz também que quando alguém consegue se livrar desses " ferros " da alienação é conseguimos ver a luz do conhecimento e nosso dever voltar e libertar os que estão acorentados e mostrar - les a luz nós alunos consientes do nosso dever de cidadões devemos nós mobilizarmos mostrar para os alunos , não só pros alunos mas para todos que nós estamos vendo o que estar errado e que vamos lutar para isso se corrija para que as pessoas possam abrir os olhos e ver a luz oufuscante do sol

    ResponderExcluir
  3. Essa situação de alienação é tão comum que parece ser até clichê. Algumas pessoas dizem que insistimos nisso porque não temos nada a dizer ou queremos "aparecer."Para mim é diferente, essa incersante repetição é a prova de que nossos gritos, de Marias, Joãos, Pablos, Joanas, ao longo da história não tem sido escutados, ou tem sido por uma minoria. Vamos ampliar nossa capacidade de alcance ! JÁ !

    ResponderExcluir
  4. Já!!!!! Esta situação se complica cada vez mais quando idéias de indole individualista se infiltram na nossa mentalidade juvenil. Boa parte da galera se preocupa somente em cuidar dos próprios 'furículos' e esquecem daqueles que estão ao seu lado, muitas vezes mais necessitados... A luta deve ser conjunta! A unidade deve prevalecer! Separados somos poucos, mas juntos somos a verdadeira força que move a sociedade! Não deixemos que o egoísmo tome conta da nossa vida... Preocupemos com aqueles que precisam... Com aqueles que estão de braços abertos para receber a nossa ajuda.

    ResponderExcluir