Desde sua eleição, o grêmio estudantil do CEMEB 2009 tem colocado em pauta e trabalhado em prol de um mandato democrático e transformador. Discussões entre os representantes gremistas têm sido feitas em relação a elaboração de projetos que visam a um maior envolvimento dos alunos do ponto de vista cultural, ambiental, intelectual e etc.
Existem projetos ambientais, em que se propõe que os próprios alunos plantem mudas no jardim da escola; a feira do livro, em que os alunos poderão trocar livros por outros que desejam ler; a amostra de filmes de Charlers Chaplin, em que discussões serão feitas acerca dos temas apresentados, e outros projetos que ainda estão sendo ou vão ser elaborados.
Acreditamos com convicção que a partir do momento em que os alunos e a comunidade escolar se encontram de forma integrada no ambiente escolar, atuando como sujeitos críticos e agentes transformadores da realidade, condições serão criadas para que nos formemos verdadeiros cidadãos e não apenas máquinas para o mercado de trabalho, como tem acontecido nos últimos tempos.
Temos alunos gremistas realmente compromissados e dispostos a trabalhar e obter frutos deste mandato.Mas, para que as transformações realmente ocorram, é necessário um envolvimento não só dos representantes do grêmio, mas dos alunos como um todo. Temos os intrumentos, basta que todos se enpenhem e trabalhem juntos.
Portanto, todos os alunos, de todos os turnos, estão convidados a participar das reuniões, incentivados a participarem dos projetos, expondo suas dúvidas e críticas em relação a atuação deste mandato.
"Nunca duvide que um grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo.
Sem dúvida, é a única coisa que ocorre de fato."
(Margaret Mead, Antropóloga)
Estás coberta de razão Patrícia.Nós só conseguiremos colher os frutos quando de fato os alunos estiverem integrados ao Grêmio.Ainda há uma distância muito grande entre os alunos e o grêmio,pois temos um histórico de descrença naqueles que dizem querer fazer algo por nós.Temos a tendência a acreditar que essas pessoas tem na verdade outros interesses, e que não vão nos ajudar de fato.Precisamos desmistificar o grêmio, levá-lo para a sala de aula e não apenas para o âmbito da nossa boa vontade.Colocar avisos em cada sala seria um bom começo.
ResponderExcluirÉ verdade zuma...seria realmente uma boa ideia.Acho que devemos apostar também na divulgação visual dentro da escola, colcando cartazes e os nomes dos projetos..pensei até em fazermos uns ben grandes, imprimidos na gráfica, não sai muito caro e fica muito bom. Realmente, há um distanciamento nosso em relação aos alunos, mas acredito que o primeiro passo para uma maior aproximação é a existência de uma comunicação efetiva...Acho ótima a sua ideia de colocarmos avisos na sala, acho que alcançaríamos bem mais alunos.
ResponderExcluirnossa movimento grande esse, parou o mundo. Se vocês querem fazer algo que faça direito, se o recado se referia ao governador, acho que ele não passa ai todo dia ou estou enganado. E não tem como só valorizar os professores do CEMEB, pois eles trabalham pro governo e o salário é da categoria, então sugiro se reunir um dia com várias escolas, parar mesmo o dia, nenhum aluno indo pra aula em protesto e irem lá pra buritinga reclamar, mostrar pro governador que não é só os professores que se sentem desvalorizados e sim os alunos acham que eles não merecem essa falta de respeito com o qual são tratados.
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