sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Representantes de turma são tratados como meninos de recados

Galera!

Como foi dito, o grêmio tem discutido a questão do envolvimento dos alunos. Mas sabemos, que para que isso aconteça, é necessária uma maior troca de informações dos dois lados. Tomando ciência disso, o grêmio realizou, no turno matutino e vespertino, uma reunião junto aos representantes de turma, em que foi discutida a questão da distorção dos funcionários da escola em relação a verdadeira função dos representantes, e também a importância de uma comunicação efetiva entre o grêmio e os mesmos, que funcionariam como pilares dentro da escola, ajudando com que o grêmio alcance o maior número de alunos possível.

Tomando como partida a vertente da função do líder representativo, ficou decido que ele não pegaria mais pastas. Tal decisão foi tomada baseada na ideia de que a verdadeira função do representante de turma é representativa, ou seja, toda vez que algum questionamento dos alunos for feito no âmbito de classe, o representante deve levá-lo até a pessoa competente para que seja discutido. A partir do momento que o líder de turma passa a realizar funções em que não competem ao de representante, afastando-se de seu verdadeiro papel, deixa de ser um representante para exercer outras funções, contribuindo para o processo alienativo dos alunos dentro da escola.

Os representantes agora também têm uma função ainda mais importante: contribuir para que o grêmio chegue a todos os alunos. Isso quer dizer que ele deve dizer ao grêmio os problemas em relação aos alunos de sua classe, e repassar informações do interesse dos mesmos.

Dessa maneira, juntos, conseguiremos construir uma comunicação mais sólida, e romper com o processo alienativo imposto pelo sistema educacional, que vigora há tantos anos. E ao aluno: você está vivendo o período final antes de entrar para o mercado de trabalho e ser responsável por suas ações. Conscientize-se disso e lute para sair desse período um verdadeiro cidadão, ativo, consciente de seu verdadeiro papel.

NÃO ACEITE A IMPOSIÇÃO DE SER APENAS MAIS UM!

2 comentários: